Skip to content

Invejo os desencanados

24/02/2012

Com certeza você conhece pelo menos um. Aquele tipo que o mundo pode estar acabando e ele está lá, sorrindo e trazendo tranquilidade aos que se descabelam. Não é uma crítica, longe disso. Hoje começo a ter minhas dúvidas de que talvez sejam os desencanados que conseguem sentir, ver, e, principalmente, viver, a vida a fio, e degustar os pequenos e doces momentos que são apresentados, na espera de serem agarrados e ingeridos com intensidade e encanto.

Problemas amorosos? Que nada, eles não se apegam. Problemas financeiros? Dinheiro, para eles, é apenas uma coisinha que te prende ainda mais e faz com que a ambição paira entre os homens. Problemas no trabalho? Caia fora e arranje outro. Problemas com a família? Um sorriso resolve. Inquietações, inseguranças, aflições, tristezas, impulsividades e dúvidas? Deixe a vida te levar que ela dá o rumo certo e tudo se ajeita com o tempo. Estes são alguns lemas e algumas das ‘saídas’ que os desencanados encontram para os empecilhos humanos que afligem e atormentam qualquer pessoa.

Quando digo ‘invejo’, não entenda como uma inveja ruim. Não! Invejo porque gostaria de ter pelo menos um p-o-u-q-u-i-n-h-o dessa despreocupação e desprendimento todos. Às vezes, você se chateia, sofre e fica bitolado a coisas tão pequenas e efêmeras que não faz o que a vida quer de todos nós: que apenas vivamos e que sejamos fiéis ao lema, já clichê, carpe diem.

É de se admirar estas pessoas que, apesar dos pesares, estão sempre bem consigo mesmas. Conseguem transformar as durezas e amarguras impostas em doçura e liberdade. Deixam as dificuldades como segundo plano enquanto aproveitam, cantando e esbanjando alegria, aquilo que é mais importante: o hoje e o agora. É ou não é de sentir uma pitadinha de inveja?

Por fim, melhor agir que nem o burrinho Sete-de-Ouros, personagem do livro Sagarana, do autor Guimarães Rosa, e deixar a correnteza levar ao invés de remar contra ela? É de se pensar…

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: