Skip to content

A verdade doi?

31/07/2012

Sabe aquelas lorotas que a maioria das pessoas conta para não gerar momentos desagradáveis? Como, por exemplo, dizer a uma amiga que o novo corte de cabelo combinou muito com ela, mas no fundo você achou ridículo? Então, estas mentirinhas são ‘sutis’, mas se não contadas podem trazer estragos enormes a alguém.

Digo isso porque, querendo ou não, nem sempre dizer o que realmente se pensa pode te dar a fama de ‘boa’ gente. Sou exemplo clássico do típico indivíduo que não tem muita noção do perigo que é responder afirmativamente às perguntas simples, mas que te colocam na berlinda, como ‘Você acha que eu sou inconveniente?’, ‘Você acha que eu engordei?’, ‘Ficou ruim?’ e por aí vai.

Pode parecer neura, mas ser sincera com tudo é cometer um verdadeiro sincericídio. Aquele que te deixa marcado para sempre como a pessoa que vai dizer o que você não quer ouvir. “Não pede a opinião dela, vai por mim”. Já perdi a conta de quantas olhadas tortas recebi por dizer o que todo mundo sabe que é verdade, mas quem tem juízo entende que o melhor é omitir.

Peço desculpas a você que já foi vítima destes meus atos, saiba que nunca quis ofender ou ser grosseira, mas, desde pequena, eu não consigo fazer sair da minha boca o contrário do que meu cérebro construiu.

Em um mundo cheio de superficialidade, não entendo qual o problema em ser verdadeira. Prefiro ouvir uma verdade a ser iludida com uma mentira. E, por pensar assim, tento ser franca e justa com todos à minha volta. Posso exagerar um pouco, mas ainda não aprendi a dizer o confortável com um sorriso no rosto apenas para não desagradar.

E você, o que acha disso? A verdade, nua, crua ou completa, doi ou te liberta da ilusão?

No comments yet

Deixe uma Resposta

