Skip to content

Você realmente tem uma opinião formada sobre tudo?

07/06/2015

Essa semana eu li um artigo – e que artigo –  que me fez refletir sobre a troca de opiniões e pontos de vista sobre os mais diversos assuntos.

Já é sabido que nem todo mundo vai concordar conosco em alguma coisa. Ninguém pensa completamente como nós, ainda bem. Vamos encontrar, ao longo de nossa jornada profissional e pessoal, pessoas que pensam e agem diferente de nós. E isso, por mais que deva ser ótimo para a troca de ‘olhares’, que ajuda no crescimento pessoal e intelectual de qualquer um, acaba, hoje, sendo motivo para discussões sem limites e desrespeitosas, principalmente através das redes sociais.

E é exatamente isso que o escritor suíço Alain de Botton coloca em discussão, mas uma discussão que deve nos levar à reflexão de maneira saudável.

Deixo aqui o link de uma matéria em que Alain ensina como podemos discordar sem criarmos uma ‘Terceira Guerra Mundial’.

Às vezes, acho que muita gente opina ou faz questão de discordar do seu ponto 386692_265340010260224_1000279244_n_largede vista simplesmente por sentir a necessidade de fazer parte do debate. Acredito que, para elas, não demonstrar o que ‘acham’, faz com que não se sintam inseridas no contexto ou partes de um determinado grupo específico.

Quanta gente conhecemos que não tem exatamente uma posição sobre determinado assunto, mas para não se sentir um peixe fora d’água, faz questão de debater, muitas vezes, gerando conflitos completamente desnecessários e descabidos?  Não sei você, mas eu conheço várias! E, sério, me dá preguiça toda essa discussão e imposição de ‘a minha visão é única verdadeira’. Quantas vezes fazemos um comentário em uma das redes sociais, demonstrando nosso ponto de vista, e acabamos sendo peças de um jogo de discussão que, na maioria das vezes, acaba atingindo a relação com quem não tem a mesma visão com você, podendo até chegar em bloqueios e amizades desfeitas?

Ademais, após ler o material, cheguei à conclusão de que que toda discussão, desde que mantenha o respeito, é válida, e essa troca de pontos de vistas diferentes sempre agrega. O problema é que ter uma opinião contrária ou agir diferente dos outros se tornou motivo para ataques, principalmente através das redes sociais, local em que todo mundo parece ter uma opinião formada, e única correta. Mas, será mesmo que todos nós temos uma opinião sobre tudo? Eu não!

“Precisamos aprender a discordar corretamente, como navegar por uma vida em que, inevitavelmente, vamos entrar em conflito com diversas pessoas a respeito de expectativas, demandas, esperanças, convicções, prioridades e atitudes. Precisamos suportar desentendimentos para que possamos lidar melhor com nossas próprias vidas e dar nossas próprias contribuições (por mais modestas que sejam) para uma sociedade mais sã.” Alain de Botton

One Comment leave one →
  1. 08/06/2015 09:34

    Muito bom, Aline. Comentei no post, mas acho que não entrou. bjs

    [assinatura baruco comunica̤̣o Рerika]
    [assinatura baruco comunicação – Cinthia – Cópia (3)][assinatura baruco comunicação – Cinthia – Cópia (4)][assinatura baruco comunicação – Cinthia – Cópia (5)][assinatura baruco comunicação – Cinthia – Cópia][assinatura baruco comunicação – Cinthia]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: