Skip to content

Cheiros que trazem lembranças

27/07/2015

Alguns perfumes são marcantes e não exalam apenas aromas adocicados, cítricos ou amadeirados, mas sim trazem à tona algumas histórias e lembranças que nos dão a sensação, por um certo instante, de voltarmos no tempo.

Quando sinto o cheiro de mato molhado, por exemplo, lembro das férias em que eu, minha irmã e minha prima íamos para o sítio e brincávamos o dia todo, literalmente no meio do mato. Nessa época não tinha e-mail, não tinha celular e muito menos nos preocupávamos em atualizar o status no Facebook.Papel-de-Parede-grama-molhada-35414

Outra coisa que me faz lembrar da minha infância e da época de escola é o cheiro do álcool. Só senti-lo que vem à mente minhas professoras manuseando o mimeógrafo, aquela geringonça usada para ‘imprimir’ e xerocar as provas.

Mas, entre todos os cheiros, um que me faz viajar no tempo é das páginas velhas de um livro, principalmente daqueles que os anos amarelaram suas folhas. Sempre que pego um com essa característica, fico pensando quantas pessoas já o manusearam, se emocionaram, aprenderam e ‘viajaram’ com suas histórias, e tento imaginar como suas vidas mudaram desde o fim da leitura e como estão hoje.

Tem tantos outros cheiros que me lembram do passado distante e remoto. O aroma do vinho e aquele jantar. O cheirinho gostoso de manjericão que dá água na boca em visualizar mentalmente o macarrão da minha mãe. A vontade de passar a tarde toda na água ao sentir o cheiro de piscina. As tardes no parque ao recordar do caramelizado da maçã do amor.

Há também aquela fragrância que você sentiu em determinadas ocasiões que se tornaram marcantes na sua vida, como, por exemplo, aquele perfume de alguém especial e que já não está por perto, mas que, ao senti-lo, seja na rua, com outro dono.

Ainda que ainda não exista uma máquina para voltarmos no tempo e vivermos alguns acontecimentos que gostaríamos de um reprise, são esses perfumes e aromas que fazem com que os ponteiros do relógio voltem por um instante.

Alguns cheiros atiçam nosso estômago. Outros, agradam nosso olfato. Há também fragrâncias que despertam nosso olhar. Mas, somente alguns perfumes aquecem nosso peito, trazendo lembranças do que o tempo levou deixando um quê de saudade.

2 comentários leave one →
  1. Fernanda permalink
    16/07/2016 10:59

    Amei este post!
    Cheiros sempre estão associados a nossas lembranças!

Deixe uma Resposta

